Simple but powerful!

Domingo23outubro2016
Simple but powerful!
A saída do grupo dos onze Moukistas foi feita do LR às 08:00, a manhã estava bastante nublada e prometia alguns aguaceiros, mas a vontade do grupo em pedalar estava presente. O traçado do track foi elaborado pelo PP mas desconhecido pelo grupo, psicologicamente, afeta-me ir para o desconhecido, clica-me o switch do medo e não fico com o à-vontade de descontração…acreditando que todo o ser humano tem um registo semelhante! Difere apenas, a condição física de cada um, também o espirito de sacrifício e o saber sofrer encima da bicicleta, quero com isto dizer que o meu pensamento, talvez, seja idêntico ao dos mais participantes, mas raramente é partilhado abertamente desta forma. Confesso…, basta-me olhar para o tamanho da roda da bike do PP, e sei antecipadamente que o track tecnicamente vai ter e ser de dificuldade acrescida! Subida e descidas na serra de Sintra para além de serem constantes são uma diversão adrenalitica, nas descidas o entusiasmo e concentração é o motivo principal para que algumas vezes esqueça-mos quem vem atras, o indesejado acaba por acontecer, o grupo fraciona-se a confusão instala-se e, pelo imensidão e densa vegetação da serra torna-se muito difícil o reagrupar do pelotão.
Mas, pela motivação que este desporto nos causa e nos dá temos que estar de peito aberto e saber aceitar as coisas menos boas e viver entusiasticamente as melhores e mais marcantes do dia-a-dia. Encaminhamo-nos para Paiões, passamos em Covas, Abrunheira também pela colonia penal, estávamos no sopé da serra de Sintra, fomos subindo serra acima e esperando pelos-menos bem-preparados, quisemos passar pelos Capuchos e acabamos por fazer por aqui o lanche matinal, tiramos umas fotos, descontraímos e desabafamos! Descemos serra abaixo até alcançarmos a Malveira, demos inicio a mais uma subida que nos levaria à pedra amarela a uma altitude de 385mt. o esforço em lá chegar foi grande, demos inicia à grande descida do dia, do quilometro 28 ao 34 descemos dos 385 aos 90mt. foi sempre a bombar com duas quedas a fazerem parte da descida, foi por aqui que o grupo se partiu, a junção só foi feita no términos da volta. Atravessamos a quinta do Pisão e entramos num misto de terra batida/alcatrão, nos trilhos mais planos as poças de água eram uma constante, a lama também já vai fazendo parte das voltas. Bordeamos o autódromo, Bairro da Cruz Vermelha, Manique, Albarraque, Serradas, Varzea e Agualva. Terminamos o passeio às 12:25 com 48Km e um acumulado ascendente de 1200mt. Paralelamente, à chegada dos betetistas, estavam também a chegar os pedestrianistas do Clube MoucaBTT que estavam em mobilidade desde as 09:00 com sete caminheiros (as), estas caminheiras tem, progressivamente, vindo domingo apos domingo a caminhar pelos arredores da nossa cidade (ribeira das Jardas, mata de Fitares, serra da Carregueira, serra de Belas), a vertente pedestre esta ativa e recomenda-se a todos(as) que tenham vontade e queiram caminhar aos domingos de manhã.
Esta junção (encontro) dos grupos das duas vertentes deu-se na sede do nosso Clube, está a ficar ao mais auto-nível. Resta-me dizer que ainda houve tempo para todos socializarmos e conversarmos das coisa boas que nos dão prazer na vida. Estimado Moukista, atreve-te e aparece aos domingos de manhã.
Abraço (O Moukista sentado)



 

Rogel

Domingo16outubro2016
Passeio BTT Rogel (Funchal)
Havia algum tempo que este passeio era para ter sido feito…no mês de Maio tentamos faze-lo, não conseguimos! por ter sido uma manhã tempestuosa e muito adversa à prática do BTT! Esse dia foi marcante pela negatividade e, só conseguimos chegar a Santo Estevão das Galés. Hoje fizemo-lo na totalidade e com algum brilhantismo, o grupo está possante e com andamento agressivo, também o ego está num patamar elevado e transpira saúde. Ponderadamente, temos que saber manter a união dos ativos passeantes domingueiros, essa união continua a fazer parte do sucesso do Clube, os incentivos aos menos audazes, nas partes técnicas, é uma constante e, cada vez mais arriscam e desafiam o tecnicismo da vertente ciclística BTT. É bonito vermos, semana apos semana, a evolução dos Moukistas que assiduamente aparecem para pedalar…
Passava um minuto da 08:00 quando iniciamos o passeio, a maioria do grupo desconhecia o destino, Rogel foi o desígnio do track traçado. A manhã apresentou-se nublada e com muita humidade a temperatura era amena e quase perfeita para a prática do BTT. Saímos encaminhados a Idanha/Belas, passamos pela mata de Belas, bordeamos o Belas Club, Mancebas, Almornos, Santa Eulália, Santo Estevam das Galés, à medida que evoluíamos no track o denso nevoeiro cerrava cada vez mais, não se via um palmo à frente do nariz, as descidas/subidas empedradas faziam-se a medo, a humidade fazia-as escorregadiças. A linha de água antes de Rogel foi transposta, daqui até próximo da Asseiceira pequena foi sempre a subir, atingimos os 360mt, era tempo de parar e fazer o lanche matinal. A galhofice do grupo é quase sempre uma constante, mas quando não estamos em mobilidade, a mesma, transborda de boa disposição, cada vez mais preciso deste comprimido domingueiro…O único senão da manhã, era o nevoeiro que nos impedia de ver qualquer coisa. Recompostos/hidratados fizemo-nos ao track, eram 10:30, tínhamos pela frente quase metade do caminho a percorrer, a subida de mais relevo tinha sido ultrapassada, psicologicamente aliviava a carga de cada um, em saber-mos que assim era, mas ainda tínhamos de bordear o parque eólico de Santo Estevão da Galé, por aqui, do Km 29 ao 31 tivemos de subir novamente aos 360mt de altitude, descemos rapidamente até bem próximos de Negrais, fomos passando por Mastrontas, Pedra Furada, Casal do Urmal, Casal da Quintela, Pexiligais, mata de Fitares e Agualva. Terminamos o nosso passeio eram 12:30 percorremos 56Km com um acumulado ascendente de 1000mt. Azares só mesmo o Pedro furou por duas vezes mas sempre com rápida resolução! Ainda houve disponibilidade para a habitual degustação do sumo de cevada. Amigos Moukistas desmintam-me se acharem que estou errado…mas o espaço, pintado de fresco, laranja e azul tem dado um ânimo a alguns Moukistas que transbordam de egomoukistianismo! 
Axo que hoje conseguia escrever um livro, mas por diversas razões não o faço! Fica para quando tiver tempo…
Abraço, “O Moukista sentado”

Praia da Samarra

Domingo09outubro2016
Visitamos a praia da Samarra
Para quem não pedalou e não conhece, a samarra é uma praia do concelho de Sintra de uma dimensão reduzida, a Ribeira da Samarra dá o nome à praia e conhece aqui a sua foz. Para os que quiseram ir até lá conhecer, foi uma agradável manhã de passeio rolante!
Eram 08:00 em ponto quando o pelotão dos doze deu início à pedalação. A manhã apresentou-se fresca, começa a saber bem um agasalho extra. O LR continua a testemunhar as nossas saídas, cada vez mais este largo é o marco das nossas partidas e chegadas e, quase todos os fins de semana fazemos dele o espaço de encontro do grupo Moukista. Encaminhamo-nos para a mata de Fitares, Recoveiro, Vila Verde se até aqui a união do grupo foi posta em causa… a partir daqui deu-se o inverso da contenda, a tranquilidade e pacificação que cada um de nós procura nas manhãs domingueiras chegou, a pedalada era forte e constante Alfaquiques foi bordeada e Catrivana tinha sido alcançada, a praia da Samarra estava próxima de receber a nossa presença, o pedregoso leito assistiu à nossa chegada…quisemos, por aqui, fazer-lhe companhia durante alguns minutos de descanso, lanchamos e conversamos, estava na hora de continuarmos, de bike às costas subimos a ingreme e sinuosa arriba da praia. Voltando alguns, poucos, Kms atrás, ainda antes do lanche, tínhamos parado durante pouquíssimos minutos para apreciação deste bucólico espaço onde tiramos umas fotos do grupo e, que ande fazer parte das nossas memórias recordativas pois são lugares de elevada beleza com maus acessos e, que só os aventureiros e destemidos sabem procurar e desfrutar destes micros espaços (fabulásticos).
Passamos em Casal dos Pianos, Magoito, Arneiro dos Marinheiros, Pernigem, Lourel, Mem Martins, Mira Sintra e Agualva. Eram 11:50 quando terminamos o passeio deste domingo, com 56Km e altimetria a rondar os 750mt ascendentes. O amigo Carvalho arranja sempre um pretexto, e vão três seguidos, para não terminar o passeio. Após o términos da pedalada, ainda houve disponibilidade do PP em por o pessoal a fazer uns alongamentos, que acabaram por causar sede suficiente, sendo o pretexto para mata-la com um sumo de cevada. Abraço “O Moukista sentado”

Xtreme Monsanto 2016 MoucaBTT

Domingo02Outubro 2016

Xtreme Monsanto MoucaBTT 2016
Foi traçado e proposto, pelo PP, pedalarmos no Parque Florestal de Monsanto. Sendo um circuito semifechado torna-se mais difícil a tarefa de cronicar um passeio trilhado num espaço redimensionado, mas de muitos singles e de grau de dificuldade técnica bem-elevada. Supostamente, os 30km que íamos fazer, seria uma volta pacífica, mas não foi nada disso… com esta distancia e quase 1000mt de acumulado positivo, é, e foi na realidade um passeio muito duro, muito técnico e muito divertido, como tudo correu-bem classifico-o, brilhante! Saímos de S. Domingos de Benfica (ajuda de berço) às 08:00 encaminhamo-nos para Pina Manique, camping, Alto dos Moinhos, bordeamos o bairro do camarão, bairro da Serafina, por aqui fizemos o lanche matinal junto ao parque recreativo alto da Serafina (Papagaio da Serafina) depois da hidratação e alguma conversa continuamos a pedalação do xtreme. Estava a ser uma manhã de muita adrenalina, e se existem comprimidos para a ativação de boa-disposição, amigos Moukistas a dose da automedicação foi uma mega dosagem, penso que a autossuperação foi top a todos os níveis.
O desempenho do grupo dos doze Moukistas era uniforme e quase perfeito, azares só mesmo o Carvalho que quando não é ao início é ao fim, desta vez consegui-o partir, brilhantemente, o disco traseiro pela raiz… O desgaste que vamos dando às máquinas é o reflexo das capacidades físicas/técnicas que cada vez mais o grupo vai ganhando. Que brutos! que são estes moços… nestas voltas de trail fica-nos o ego a transbordar do melhor que há na vida, a saúde e com todos os ingredientes de boa-disposição. Como apreciação; acho que ontem todo o grupo correu risco iminente em 50% do trajeto, as descidas foram feitas sempre em red line, os ombros e os braços sentiam a agressividade que íamos imprimindo em todas elas.  Pois é, com 32Km e quase 1000mt de acumulado ascendente, muita transpiração e bastante loucura, concluímos o passeio no mesmo espaço aonde o tínhamos iniciado, eram 11:20. Este Xtreme de Monsanto teve uma história feita por doze Moukistas que o iniciaram e o concluíram brilhantemente. Qualquer Moukista pode e deve procurar a felicidade, como! numa bicicleta a pedalar.  Abraço.
“O Moukista sentado”