Passeio Pedestre Lisboa Antiga

Domingo,19Fev2017
Lisboa Antiga
Depois de adiado por uma semana devido à chuva…. Foi mais um passeio/caminhada bem planeado e organizado pelo presidente do Clube MoucaBTT. Este passeio pedestre pela cidade de Lisboa deu-nos a conhecer a cidade e a evolução dos seus 2500 anos de história, desde o aportamento dos Fenícios e mais uns quantos povos que seguidamente foram passando por ela. Cada vez mais é uma cidade orgânica e viva, que não deixa de surpreender quem nela passeia, basta estarmos algum tempo sem por lá passar para notarmos as muitas e boas transformações que rapidamente são feitas!
Desde há muito considero-a uma cidade monumental, cada rua é ou tem um monumento, embora grande parte destes monumentos estejam transformados e ocupados por espaços privados e comerciais. Depois de viajarmos de comboio até ao Rossio, agrupamos junto ao Teatro Nacional D. Maria II, após a distribuição de um desdobrável explicativo do nosso passeio, somatoriamente, um pequeno briefing foi palestrado pelo PP. rapidamente a mobilidade do grupo foi posta em marcha pedestriana, a praça do Rossio sentiu a nossa passagem, ou não fosse ela o coração da Capital, as escadas da Calçada do Duque foram o primeiro testemunho das muitas escadarias que o grupo iria subir  e descer neste passeio domingueiro, que  teve 49 caminheiros de idade algo variada, mas que todos eles, uns mais do que outros, tiveram um desempenho  comportamental e técnico de bom nível… atingimos o topo do Bairro Alto e Bica, os vestígios da diversão nocturna destes bairros é bem notória, encontramos algumas equipas de limpeza em acção activa… alcançamos a rua de São Paulo após termos descido do bairro da Bica, direccionámos para a rua Augusta/Praça do Comercio, o bairro da Sé estava ao nosso alcance.
O sobe e desce de escadas era, estava a ser, uma constante, Santo António foi também visitado, a casa dos bicos e o museu do fado foram ladeados, subimos os mais ingremes becos por escadarias ingremes, sombreiras, belas e carregadíssimas de história! Alfama piscou-nos o olho, não hesitamos em entrar nela… que beleza típica nos vai mostrando este bairro labiríntico, que em qualquer recanto há sempre gente, gente estrangeira e simpática, mas também moradores deste bairro que com os seus modos típicos não conseguem esconder o tipicismo deles… também bordeamos os bairros da Mouraria, São Vicente e Castelo. A mobilidade do grupo não parava, apenas existiam apontamentos de reagrupação, já se notava algum cansaço em alguns de nós, mais ainda quando vinham as grandes subidas em escadas! Depois desta passagem, encaminhamo-nos para a Graça, também ele um bairro carismático e vincado de tipicidades próprias de pitoresco bairro histórico, descemos para o bairro da Mouraria, bairro que por tradição de há muito considerado o bairro do fado e das multiculturas, ainda subimos mais uma escadaria que fez as delicias dos bem-preparados fisicamente, para logo voltarmos a descer para o Poço do Borratem/Rua do Arco do Marques de Alegrete, passamos pela Praça da Figueira dirigimo-nos para o Largo de São Domingos a onde demos por terminado o nosso amistoso e bem-organizado passeio de 10Km. Já no comboio de regresso a Agualva, brindamos há boa-disposição com uma ginjinha que fez as delícias e animou a malta caminheira. Podia ter sido um passeio diferente, podia… mas não foi! foi assim, e foi genial  bem orientado pelo presidente Luís Pina. Obrigado pela dedicação e disponibilidade que dás ao Clube MoucaBTT.
Não quero e não devo deixar de dizer que na noite anterior a este passeio “Lisboa Antiga”, 13 Moukistas participaram no passeio noturno de 24Km, foi um noturno top. Todo ele foi circuitado no nosso quintal, esteve, em todos as vertentes muito-bom. Iniciamo-lo às 18:30 e terminamos às 21:20, quase tudo correu bem… foi mesmo bem divertido, o términus dele foi na sede da MoucaBTT com um jantar elaborado e servido pelas Senhoras Moukistas Mila e Eduarda, agradecido a ambas pela vossa simpática disponibilidade.
Abraço do “Moukista sentado”


Passeio 05fevereiro2017

Domingo05fevereiro2015
Vadiamos por Lisboa
Eram 08:00 quando o grupo de dez Moukistas deu inicio à pedalação, ainda no LR veio o primeiro contratempo, um corte no pneu do Diogo deu azo à colocação de uma camara de ar, rápida esta manobra ou não fosse o pai dele um expert (obrigado) nesta matéria, assunto resolvido e pedalação reposta. A estação da CP viu-nos passar, atravessamos o IC19 via aérea pedonal e rápido iniciamos a subida a São Marcos, viramos à esquerda e num ápice estávamos a uma velocidade de 65km hora, que inconsciência… a adrenalina que se ganha montado numa bicicleta, de algum conforto, é desconcertante e dá nestas cenas de loucura! Roçamos as costas da fábrica da pólvora, umas centenas de metros mais à frente entramos em Barcarena, pedalamos até alcançarmos Caxias. O Vice Araújo ia fazendo o papel dele e, liderava o grupo em modo top… íamos passando pela Cruz Quebrada, Algés e Belém. Os monumentos mais relevantes desta zona da cidade de Lisboa iam fazendo parte da nossa passagem, com paragens em todos eles; Torre de Belém foi paragem obrigatória e não houve asiático nenhum que não quisesse tirar uma foto com os vistosos/simpáticos Moukistas, que obsessão que estas nipónicas tem por nós…
A muito custo lá as conseguimos despachar! No Padrão dos descobrimentos a historia repetia-se… se fosse eu a destinar os tracks do grupo nunca mais voltavam a meter os butes nas cidades, que afincada perseguição nos é feita, suponho que a esta hora meio Japão é nosso fã!!! Também o museu da eletricidade nos viu passar, mas quem nos recebeu, por alguns instantes, foi a pastelaria (pasteis de Belém), somos piores que os adolescentes não passamos sem uma guloseima grommet, fizemos o lanche matinal e terminamos com o canelado pastel… A próxima passagem/paragem foi no Mosteiro dos Jerónimos, mais uma sessão fotográfica para o simpático grupo que a onde chega arrasa qualquer um e, por aqui não foi excepção...encontra-se gente, que nos visita, muito simpática e que adora partilhar momentos fotográficos com portugas bem-dispostos, centenas de visitantes forasteiros vagueavam enfrente ao imponente monumento. Fizemos a travessia do bairro do Restelo e entramos na mata de Monsanto, atravessamo-la com a rapidez que só a sabemos fazer…fomos passando por; Alto da Boavista, Bairro do Zambujal, Cova da Moura, Damaia, Reboleira, Amadora, Queluz, Massamá e Agualva. Eram 11:30 quando terminamos o nosso passeio de 42Km. Já sentados na sede do nosso Clube, degustamos o tradicional sumo de cevada e posemos a conversa em dia. Depois de um mês e meio sem actividade biciclista que bem que soube pedalar com o grupo Moukista. Até prá semana “algures na Lisboa Antiga” abraço.
“O Moukista sentado”